quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ser em férias!

As minhas férias começaram oficialmente hoje e me sinto como um passarinho que viveu por toda a vida em uma gaiola até o dia em que alguém decide abrir a porta da gaiola e, mesmo a porta estando aberta, o passarinho não tem coragem de voar... me sinto mais ou menos assim de férias...uhuheuheuhe... o curso da faculdade tem me tirado todo o fôlego e pique que ainda tenho...nesse próximo 1 mês que ficarei em casa, certamente sentirei falta dessa minha rotina na federal que tanto gosto!




Algumas outras rotinas são cansativas e desestimulantes em nossas vidas e essa situação é a causadora de por muitas vezes deixarmos passar coisas importantes e que por estarmos tão acostumados com a rotina, não mudamos em nada quer seja no trabalho, na escola, na universidade, na vida...





Vou procurar aproveitar esse descanso desse meu tão apertado e corrido curso para me dedicar mais à mim...ver filmes...dormir...ir à praia...dormir...ver filmes...dormir...ouvir músicas... dormir...ir ao sítio...zzZZZZzzz...


Já percebi minha prioridade nesse período!!!


Em Homenagem a Edson Santos segue sua poesia que muitos dedicam a autoria erroneamente à Clarice Lispector:



" Mude, mas comece devagar,porque a direção é mais importanteque a velocidade. Sente-se em outra cadeira,no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair,procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho,ande por outras ruas,calmamente,observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os teus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia,ou no parque,e ouvir o canto dos passarinhos. Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama...depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv,compre outros jornais...leia outros livros,Viva outros romances. Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos,escolha comidas diferentes,novos temperos, novas cores,novas delícias. Tente o novo todo dia. O novo lado,o novo método,o novo sabor,o novo jeito,o novo prazer,o novo amor.A nova vida.Tente.Busque novos amigos.Tente novos amores.Faça novas relações. Almoce em outros locais,vá a outros restaurantes,tome outro tipo de bebida compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo,jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado...outra marca de sabonete,outro creme dental...tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame muito,cada vez mais,de modos diferentes. Troque de bolsa,de carteira,de malas,troque de carro,compre novos óculos,escreva outras poesias.J ogue os velhos relógios,quebre delicadamente esses horrorosos despertadores. Vá a outros cinemas,outros cabeleireiros,outros teatros,visite novos museus. Se você não encontrar razões para ser livre,invente-as. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas,mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,o movimento,o dinamismo,a energia.
Só o que está morto não muda!
Repito por pura alegria de viver:a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!!!! "

-----

Acredito que vou precisar por isso em prática... ou quase tudo pelo visto!!!!!

6 comentários:

  1. Só posso dizer que vc está arrasando nos seus textos, além da vocação p ser médica vc dá um show com as palavras. E fiquei aqui pensando nesse seu último texto, pq é tão difícil mudar? pq nos apegamos tanto à rotina, e só de pensar em mudar alguma coisa já vem aquele frio na barriga? Lógico que não cheguei a nenhuma resposta concreta, mas pensei que esse "medo" vem do costume de associar a mudança a algo ruim, e daí vem a insegurança e de repente vc se pega pensando em vários... e se?... e se? Logo, conclui que é melhor ficar exatamente onde está, pela comodidade de "não se preocupar " com o que virá pela frente. Por isso, acho que quando há uma mudança em nossas vidas cabe a nós, somente, tirar algo de bom (lição, experiência)... tenho a impressão que pensar demais sobre um determinado assunto às vezes atrapalha...kkkkkkkkkkkkk Deve-se viver e curtir essa mudança, se vc acha que ela foi ruim, faça com que ela vire uma coisa boa!! Haja coragem p fazer isso!! E eu acredito que vc tem essa coragem dentro de vc, portanto, aproveite bastante suas férias já que elas serão beeem diferentes das últimas! E não quer dizer que o diferente seja ruim, ele pode ser muuuuuito bom...kkkkkkkkkk.

    Ahhh, esse texto eu li e gostei, às vezes me sinto assim e não tenho coragem de largar a minha panela:


    Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento. A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores. Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor da tina... Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava. O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida. Começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra o seu Corpo e mais alto ainda rugia. Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e, seu Imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo. Quando terminei de ouvir esta história de um mestre, percebi que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes. Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim, ainda as julgamos importantes. Temos medo de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento, de desespero. Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos. Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir. Tenha a coragem e a visão que o urso não teve. Tire de seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder.
    Solte a panela!


    beijosss

    ResponderExcluir
  2. O mundo dos heróis está de cabeça pra baixo Por Roberto Shinyashiki
    Todo mundo tem dúvidas, mas faz pose de gênio! Os super-heróis atacam por todos os lados. E os seres humanos deixam de viver as ordens do coração para viver num mundo de aparência.


    O mundo está uma loucura mas todos só acertam na vida. Não é esquisito isso? Será que só eu e você temos inquietações e erramos? Será que só eu e você temos a sensação de correr o dia inteiro e ainda estar em falta com alguma coisa no fim do dia? Todo mundo tem dúvidas, mas faz pose de gênio! Os super-heróis atacam por todos os lados. E os seres humanos deixam de viver as ordens do coração para viver num mundo de aparência.


    Fico impressionado com o número de pessoas que se enche de dívidas só para desfilar ao vizinho o carro novo, ou para fazer inveja à amiga com a bolsa de marca famosa, ou para deslumbrar a mulher desejada com um jantar além da sua condição financeira. Pessoas que se cercam de bens materiais e conceitos supérfluos para serem admirados. Pessoas que não sabem como é bom amar alguém. Não conhecem a essência de um relacionamento. Querem apenas impressionar. Aparentar aquilo que não são.


    E os pais super-heróis? Esses querem que os filhos também sejam super-heróis. Lotam a agenda das crianças com aulas e mais aulas. Elas não têm tempo livre sequer para brincar. A idéia dos superpais é preparar os filhos para o futuro. Mas assim as crianças acabam perdendo a infância. Ou seja, não fazem a única coisa realmente importante para se tornar um adulto pleno.


    Gostaria de convidar você a refletir um pouco sobre seus heróis. Pense por alguns segundos nas pessoas que você admira. Quando proponho essa reflexão em meus seminários, em geral ouço descrições que lembram os super-heróis das histórias em quadrinhos ou do cinema. Heróis com superpoderes que nada têm a ver com o mundo real.


    Apesar de ter plena consciência de que essa imagem não passa de pura fantasia, a maioria das pessoas embarca nela de cabeça. E se ilude querendo mostrar que são superexecutivos, superempresários, supermães, superprofessores, superamantes.


    Não estou dizendo que a pessoa que procura dar sempre o melhor de si em cada ação está errada. Ao contrário. É altamente positivo buscar a excelência em cada coisa que fazemos. Isso não quer dizer, no entanto, que sempre sairemos vitoriosos de nossas batalhas. Ninguém consegue ganhar todas as disputas da vida.


    Quem exige de si vencer o tempo todo está se candidatando a viver crises de depressão ou, pior ainda, agir sem ética para vencer a qualquer preço. Quem precisa se sentir importante o tempo todo está criando um grande vazio em sua vida... É preciso estar muito consciente para não embarcar nesse jogo de aparências e não se deixar envolver em atividades sem sentido para sua vida.


    Acredite: é possível ser feliz com o que você tem e é. Eu digo, com todo carinho do meu coração: da mesma maneira que é importante tirar das suas costas o peso de ser algo que você não é, também é importante tirar esse peso dos ombros de quem está a seu lado. Aliás, nem precisamos ser o que não somos nem precisamos ser perfeitos no que queremos ser. Ser muito bom já é suficiente. Temos de ser bons naquilo para o qual temos talento, o que não significa nos exigir sermos maravilhosos o tempo todo.

    Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 13 títulos, entre eles: Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz e A Carícia Essencial (www.clubedoscampeoes.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Por que as pessoas devem admirar você? Por Roberto Shinyashiki
    Quem não tem a capacidade de conquistar seus liderados acaba usando a força do cargo para se impor e ser obedecido. Na marra, um líder nada consegue.



    Muitas pessoas pensam que seu cargo ou posição são suficientes para conquistar o respeito e a admiração dos outros. Nada é mais ilusório. Cada dia surgem mais pessoas que desejam ser líderes. O problema é que elas não têm capacidade de criar nos outros o desejo de serem liderados por elas.

    Um pai jamais vai ganhar a admiração do filho só porque é seu pai biológico, embora muitos pais pensem que isso basta. A aceitação da liderança é um sentimento que brota como o amor. O liderado precisa ser conquistado para respeitar o líder integralmente, como seu comandante e como pessoa. Este é o segredo.

    Quem não tem a capacidade de conquistar seus liderados acaba usando a força do cargo para se impor e ser obedecido. Na marra, um líder nada consegue. As pessoas podem obedecê-lo por necessidade de sobrevivência ou por medo. No fundo, o líder sabe que não pode contar com esses liderados. Não há pactos tácitos entre eles. É como um general que comanda uma tropa de mercenários. Se surgir uma oportunidade, os soldados se bandeiam para o lado que pagar mais.

    Quem obedece porque deve está se importando mais com seu líder do que consigo próprio. É como um casamento por amor: os noivos escolhem um ao outro e assumem os compromissos de sua opção. Isso possibilita a criação de um time sólido, pronto para o que der e vier.

    Quando eu era estudante de Medicina, vi muitos médicos que chefiavam departamentos mas não eram líderes de verdade. Ninguém da equipe queria escutá-los. Muitas vezes, a liderança autêntica brotava de uma enfermeira. Em vez de se apoiar nisso, o médico-chefe ficava com ciúme e cobrava obediência da equipe. Era atendido porque o pessoal tinha medo de perder o emprego. Mas a admiração pela enfermeira continuava.

    Em vez de ficar competindo com ela, o médico-chefe faria melhor se tentasse aprender como a enfermeira conseguia tocar o coração das pessoas. Se assim fizesse, certamente estaria começando a ser um líder de verdade. Outro conflito típico é o do engenheiro-chefe com o mestre-de-obras.

    O primeiro fez uma faculdade, é avalizado por um diploma de curso superior. Mas a equipe acaba escutando o mestre-de-obras, porque ele tem experiência e conquistou a admiração do grupo. Quem contrata e demite é o engenheiro. É quem tem o poder de mandar. Mas não é admirado. A hierarquia não garante e nem sustenta uma liderança ilegítima.

    Pense nisso: se sua equipe escuta você, respeita suas idéias e tem vontade de segui-lo, você está ajudando as pessoas a realizar seus sonhos. Se você tem que usar a força do cargo para ser ouvido, se as pessoas o temem, você ainda não chegou lá.

    Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 13 títulos, entre eles: Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz e A Carícia Essencial - Acesse o site: www.clubedoscampeoes.com.br

    ResponderExcluir
  4. A maior aventura de um ser humano é viajar,
    E a maior viagem que alguém pode empreender
    É para dentro de si mesmo.
    E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
    Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
    Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
    E descobrir o que as palavras não disseram...

    Augusto Cury

    ResponderExcluir
  5. Desejo que você
    Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
    Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
    Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
    Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
    Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
    Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
    Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
    Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.

    Augusto Cury

    ResponderExcluir
  6. Agradeço pela publicação do meu poema MUDE.

    Pena que você, por engano, disse que é de Pedro Bial.

    Não é. Pedro apenas gravou o poema na faixa 4 do CF Filtro Solar.

    Livro MUDE, com prefácio de Antonio Abujamra, já publicado pela Pandabooks.

    Detalhes no blog.

    Abraços, flores, estrelas..

    ResponderExcluir