segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Desabafo!

Um dia me perguntaram qual meu maior sonho. Caso essa pergunta fosse feita há 4 anos eu iria responder que era entrar em medicina em uma universidade pública. Hoje tenho realizado esse sonho a cada dia, amo o que estudo e as pessoas que tenho conhecido nesse meio tem me feito abrir os olhos para "além dos muros" da UFPE.
Hoje fiz uma visita a uma amiga minha. A pessoa que foi o canal de acesso meu a PAES. Depois de tanto tempo fui entregar o presente dela de aniversário,  muito legal!!!! Vai viajar para Portugal, Boa Viagem!!!!
A noite, em casa, comecei a me lembrar do outro meu sonho: ir conhecer o Egito! Há coisas inexplicáveis em nossas vidas, um exemplo é esse meu encanto pela mitologia Egipcia...
Ja tentei por várias vezes encontrar uma resposta, não apenas para esse assunto especifico, mas para outros que tem me ocupado a mente nesses ultimos dias, acabei desistindo...

Pensamentos ocupados... bastante ocupados...



 

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BALÃO PRETO


Durante os festejos natalinos de uma cidade do interior havia um homem que vendia balões coloridos, desses que sobem e se perdem no infinito deixando crianças chorando e adultos pasmos.
O vendedor era bom demais em seu ofício e tinha um truque muito interessante e eficaz: de vez em quando soltava um dos seus balões coloridos e isso atraía todos a uma certa distância que logo se acercavam e compravam um balãozinho. Ali perto, estava um menino negro que observava – encantado – o vendedor de seus balões. Astuto que era, percebeu o truque e notou duas coisas: primeiro, que o vendedor soltava os balões toda vez que a quantidade de curiosos a sua volta diminuía e, desse modo, nunca ficava inteiramente sozinho; a segunda, que o vendedor alternava as cores dos balões a soltar: soltava um vermelho, depois um azul, depois um verde e assim por diante. Mas, nunca soltava um balão preto.
Entre curioso e indignado, o menino perguntou ao vendedor de balões:
- Moço, se o senhor soltasse um balão preto ele subiria tanto quanto os outros?
O vendedor de balões sorriu para o menino, cortou a linha que prendia um balão preto e, enquanto ele subia bem alto, disse-lhe:
- Não é a cor, meu filho, é o que está dentro dele que o faz subir.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Frasco com auto-fluxo!

Devemos ter cuidado com as prioridades que escolhemos para nossas vidas! Em que elas estão pautadas? Em que elas estão te completando? Onde se encontra a sua base de firmamento?

Ouvi de uma amiga minha que o melhor companheiro da mulher é Deus, o segundo o espelho! Parei para refletir um pouco nessas duas palavras e no que elas significam...

Não podemos ser um frasco de auto-fluxo, necessários apenas a nós mesmos e preocupados só com o nosso ser e em se completar! Quando Deus sai da sua vida e deixa de lhe preencher para dar espaço ao "seu" espelho muita coisa começa a desandar por onde você passa! Não invertamos a sequencia, primeiro deve vir Deus, depois você, depois os outros...

Aprendi nessa minha recente, porem não superficial, vida cristã que o nosso frasco de auto-fluxo deve ser substituido pela graça do Senhor! Devemos nos esvaziar de nós mesmos e se completar de Cristo! Dar espaço para ele agir em nossas vidas...

Sozinhos não somos nada na vida. Necessito do meu Deus, da minha família, da minha célula ICTHUS, da minha igreja, dos meus amigos para me completar... sem eles eu não sou ninguém... um dia eu achei que o meu fluxo poderia ser "auto", mas Deus me mostrou que o meu fluxo vem do "Alto" ... dos céus... é de lá que ele vem me dando força e coragem e mostrando que a minha outra parte, o complemento deste organismo biologico que ele me fez, é preenchido por meu semelhante... atraves do companheirismo, conselhos, conversas, passeios, praias, caminhadas, filmes, crepes, temakis... as coisas e os momentos que mais nos fazem felizes são as mais simples, sem muita complexidade, mas repleta de verdadeirismo na essência de ser e de existir!!!!

Nós não somos auto-suficientes...



"Não são os labores de minhas mãos
Que podem cumprir as exigências de tua lei.
Se meu zelo desconhecesse descanso,
Se minhas lágrimas para sempre se vertessem,
Nem assim seria expiado um único pecado.
Tu precisas salvar e Tu somente!"

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Antítese x Paradoxo



Antítese vem a ser uma figura de linguagem que consiste na exposição de idéias opostas.
Ela aparece quando conseguimos uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.
Palavras são ditas, mas o sentido entre elas é outro, ou seja, o oposto!
O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. Dá para perceber???
Intenção de querer expor melhor as idéias do diálogo...através de antíteses...

Já o paradoxo é literalmente
"o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

E aqui está o grande problema: quando achamos que um paradoxo é uma antítese...

Cuidado para que na sua vida alguém esteja claramente em linguagem de paradoxo e você jurando que é uma antítese!!!! Pode ser tarde demais quando descobrir...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Libertas Quae Sera Tamen




"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver"


Amyr Klink

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010


“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.”
Carlos Drummond de Andrade


Medo que aprisiona!!!!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


O melhor livro de ensinamentos é o dicionário!! Ele define tudo...quando se define se conhece, o que se conhece não se teme! Lá ele tem as respostas da tradução das inúmeras palavras que aparentemente não tem significado... como tantas outras coisas nas nossas vidas que acreditamos também não ter significado algum... portanto... abramos o dicionário da nossa vida.
Lá estará as melhores definições para as angústias,
incertezas, dúvidas existenciais e até para retificar conceitos pré-estabelecidos, ou melhor, ratificar o que realmente deve seguir como prioridade em nossa vida!
Vamos buscar respostas onde realmente teremos respostas para nossos questionamentos, algo firme, com respaldo, com força!!!!
A partir do momento que você buscar ao seu dicionário, ele vai te mostrar do que não deve temer e em que deve-se acreditar.

Lá, você terá as respostas para o que está acontecendo em sua vida, qual o propósito de tudo isto acontecer!!!



Meu dicionário, minha Bíblia!!!







quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Traduzir


"Escrever é traduzir. Sempre o será. Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa própria língua. Transportamos o que vemos e o que sentimos (supondo que o ver e o sentir, como em geral os entendemos, sejam algo mais que as palavras com o que nos vem sendo relativamente possível expressar o visto e o sentido…) para um código convencional de signos, a escrita, e deixamos às circunstâncias e aos acasos da comunicação a responsabilidade de fazer chegar à inteligência do leitor, não a integridade da experiência que nos propusemos transmitir (inevitavelmente parcelar em relação à realidade de que se havia alimentado), mas ao menos uma sombra do que no fundo do nosso espírito sabemos ser intraduzível, por exemplo, a emoção pura de um encontro, o deslumbramento de uma descoberta, esse instante fugaz de silêncio anterior à palavra que vai ficar na memória como o resto de um sonho que o tempo não apagará por completo." ...

Por José Saramago

Parte de um texto de Saramago que tenta explicar um pouco do "escrever" sentimentos, "traduzir" emoções...

Há coisas que ainda estão presas na cabeça sem conseguir minha expressão!!! melhor, aprisionada no coração... ele espera o tempo passar... to esperando sentada!!!!!!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Amigos...


Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor. Eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários. De como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente construí, e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ...

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os.


Vinicius de Moraes


PS: Na foto minha amiga Raquelzinha, Não tem preço nenhum que pague o teu amor... com ele eu me sinto completa... tu és meu porto seguro, que sei onde encontrar quando mais preciso...
A gente não faz amigos, reconhece-os... e isso eu tenho percebido a cada dia que passa!!!!!!

Obrigada por tudo, tu sabes por que neh??????????????????

domingo, 5 de dezembro de 2010

A arte de calar...


“0 silêncio é um momento vivificante de graça,
em que a criatura se cala, mas o espírito fala”
Calar sobre sua própria pessoa, é humildade.
Calar sobre os defeitos dos outros, é caridade.
Calar quando a gente está sofrendo, é heroísmo.
Calar diante do sofrimento alheio, é covardia.
Calar diante da injustiça, é fraqueza.
Calar quando o outro está falando, é delicadeza.
Calar quando o outro espera um palavra, é omissão.
Calar e não falar palavras inúteis,é penitência.
Calar quando não há necessidade de falar, é prudência.
Calar quando Deus nos fala no coração, é silêncio.
Calar, diante do mistério que não entendemos, é sabedoria


Na foto: Eu, Mirella, Paty, Valeska e Vivi... no nosso "amigo secreto" mais do que especial...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Policiamento...


Tenho me policiado bastante para não colocar grandes expectativas em algo que eu ainda não conheço (eu sei que nunca iremos saber de tudo, mas o mínimo é preciso!) e pior ainda é quando não lhe dão espaço para tentar mostrar uma realidade mais diferente.
Os entraves que vamos encontrando pela vida somos nós que permitimos, o isolamento, a individualidade... isso é bastante doloroso para alguém que a ultima coisa que deseja é o isolamento!
As expectativas criadas desde o início é por medida de precaução, como tudo que passa depois de algumas lições no decorrer do tempo.
Sinto algo desandando, espero só não ser tarde para colocar novamente o trem na linha!!!!


Hoje fiz minha penultima prova do período: pediatria... espero que a professora concorde com minhas respostas porque quero logo férias... ficar perto dos meus pais... longe da muvuca...

Vou sentir falta das pessoas que me fazem companhia diariamente pelo menos nas horas do almoço que é quando nos encontramos. Sempre nessa época vem a nostalgia, mas sempre é recompensada por saber que tenho alguns corações que me querem e confiam no meu companheirismo...

A eleição do diretório acadêmico saiu... deu tudo certo!!!! Agora é só começar a se planejar e organizar o próximo período. O grupo é otimo e tenho certeza da afinidade do trabalho a ser conquistado!

Lyly decidiu fazer greve de fome por que eu decidi trocar a ração que ela come! Ela ficou desde sábado até terça sem se alimentar, dei por voto vencido e comprei a ração antiga mesma e ela avançou na comida quando cheguei... a bixinha ja tinha perdido peso... tem se recuperado bem!!!

Bem, na minha cabeça fica uma mensagem: "pelo menos eu tentei, se não deu certo, era porque não era a hora nem a vez"... não abrimos os olhos para o que está em nossa frente, perdemos as oportunidades e quando paramos para pensar o momento já é outro! Tenta voltar, mas o relógio não rebobina... ai ja vai ser tarde... com o tempo vai cansando!



PS: Na foto estão 3 pessoas fundamentais para mim. Aline(minha irmã), Raquelzinha (minha irmã de coração/confidente) e o meu abençoado Pastor Miguel. Foi lá na PAES, nesta última sexta feira... São eles que quando mais preciso me dão a palavra e a companhia na medida certa!!!